TEXTO: “O modelo dos modelos” ,de Italo Calvino
Um modelo na mente, o mais perfeito, lógico,
geométrico possível; Esse trecho do texto nos lembra que nós ainda estamos
baseados na padronização, como se todas as pessoas pensassem igual, aprendessem
igual e tudo aquilo que fugir a essa regra, se torna incapaz, e passa a viver à
margem da sociedade, excluídos. Como o Senhor Palomar a educação vem aos poucos
se modificando, porém, ainda precisamos nos adaptar a tantas realidades
distintas.
Como no texto é preciso apagar da mente
o modelo, principalmente o modelo dos modelos, valorizar a singularidade de
cada ser, assim o AEE poderá ver não a deficiência, mas o potencial do aluno, dando
a ele autonomia, segurança e a oportunidade de romper com os obstáculos
causados pela deficiência.